Produtos da Terra












Azeite



Desde o final do século XIX que a produção de azeite se tornou num ex-libris do concelho de Sousel. A plantação extensiva de olivais nas serras do Concelho mudou a paisagem e enraizaram a azeitona e o azeite nos hábitos alimentares locais.
















Ervas Aromáticas



O concelho de Sousel é bastante rico em variedades de ervas aromáticas. Tendo estas propriedades gostativas divinais como ainda finalidades curativas e aromáticas.
















Pão









O pão é a base da alimentação alentejana. Em Sousel, o pão está presente em receitas tão comuns como as migas, as açordas e em todas as sopas. Consta até em receitas de bolos e biscoitos.
O ciclo de produção do trigo, com todas as suas actividades agrícolas subjacentes, constituiu, durante muito tempo, um dos alicerces da cultura popular souselense.
Enchidos
A produção de enchidos está, desde há muito, interligada com a tradicional matança do porco e destinava-se ao consumo doméstico. Prevendo-se durar todo o ano, a carne e os enchidos eram conservados em azeite e salgadeiras.
Os mais tradicionais enchidos fabricados no concelho de Sousel eram: morcela, cacholeira, chouriço, linguiça, farinheira e paio.






Vinho

A actividade vitivinícola é muito antiga no Concelho de Sousel.

Passou por um período de crise e quase desapareceu, tendo reaparecido em meados do século XX para se tornar numa das mais importantes actividades socioeconómicas do presente.








Queijo

O gado lanígero sempre foi muito abundante no concelho. O leite era aproveitado para a produção de queijos e atabefes, quer para consumo próprio, quer para venda. A produção local de queijo remete para um conjunto de saberes tradicionais que, com o tempo, se foi modernizando.