Receitas Alentejanas




O Alentejo é conhecido pelas suas tradições e sobretudo pela sua típica gastronomia. Antigamente a alimentação das famílias estava limitada ao que era cultivado, e o trabalho no campo exigia muito esforço físico, daí as refeições terem um alto valor calórico. Com o passar dos anos e com os problemas associados à má alimentação, estas receitas foram-se alterando. Mas não podemos esquecer estas receitas e tradições. Por isso aqui ficam algumas sugestões da nossa gastronomia.











 
Ovos  


 













Migas
com Carne do Alguidar



Ingredientes:
Lombo, entrecosto e toucinho, banha, dentes de alho, vinho branco, massa de pimentão, pão e sal.
Receita:
Corta-se o lombo aos cubos grandes, o toucinho em falcas e o entrecosto aos bocados. Faz-se um piso de alho a que se adiciona a massa de pimentão, o sal grosso e a golada de vinho branco. Envolve-se muito bem a carne com esta massa e deixa-se a tomar gosto pelo menos durante um dia. (Processo este semelhante ao temperar e maturar da carne para os enchidos, daí o nome de carne do alguidar).
Numa frigideira, na qual previamente se deitou uma colher de banha, fritam-se as carnes juntamente o restos da massa em lume brando. Depois de fatiar o pão, acama-se em recipiente à parte, vertendo-lhe por cima água quente de forma a ensopá-lo. Abafa-se um pouco. Num tacho, deita-se o pingo coado da fritura da carne e o pão húmido. No lume igualmente brando, com uma colher de pau, vão-se batendo e enrolando as migas. Estas vão paulatinamente secando até ficarem em bola.





Sopa
da Panela


Ingredientes:
½ Galinha do campo, 100 g de toucinho fresco entremeado, 100 g de chouriço de carne, 1 cebola, 1 ramo de salsa, 150 g de pão caseiro duro, hortelã e sal.
Receita:
Coza a galinha, o toucinho, o chouriço, a cebola e a salsa em 2 litros de água, temperada com sal. Entretanto, corte o pão em fatias finas para dentro de uma terrina e espalhe por cima raminhos de hortelã.
Retire as carnes, a cebola e a salsa da panela. Corte as carnes em bocados e disponha-as também sobre o pão. Regue com o caldo. Tape a terrina e sirva bem quente.




Açorda

Ingredientes:
1 Molho de coentros (ou 1 molho pequeno de poejos ou uma mistura das duas ervas), 2 a 4 dentes de alho, 1 c. sopa de sal grosso, 4 c. sopa de azeite, ½ l de água, 400 g de pão caseiro (duro), 4 ovos.
Receita:
Pise num almofariz, os coentros (ou os poejos), os dentes de alho e o sal grosso, até formarem uma pasta.
Deite esta pasta numa terrina, regue com azeite e acrescente com a água a ferver, onde previamente se escalfaram os ovos.
Entorne o caldo sobre o pão, cortado em fatias ou partido à mão. Sirva os ovos na terrina da sopa ou à parte.