Caça


Coelho bravo

1 coelho bravo
3 dentes de alho
Sal
1 cebola grande
1 ramo de salsa
1 ramo de salva
1 ramo de manjerona
1 raminho de esteva
1 folha de louro
6 grãos de pimenta
Vinho branco
0,5dl de azeite



Depois de limpo, corta-se o coelho aos bocados e esfrega-se com os dentes de alho pisados com o sal. Fica assim durante três horas. Coloca-se então num tacho com a cebola às rodelas, salsa, salva, manjerona, esteva, louro e pimenta. Cobre-se completamente com o vinho e o azeite. Deixa-se nesta marinada vinte e quatro horas. Vai ao lume brando, a estufar, com o tacho tapado. Tira-se o coelho. Passa-se o molho pelo passe-vite. Serve-se acompanhado com arroz de manteiga e o molho à parte.








Boca que apetece, coração que deseja.







Perdiz de escabeche

2 perdizes
1,5dl de azeite
3,5dl de caldo de carne
0,5dl de vinagre
1 cravo-da-Índia
1 folha de louro
4 grãos de pimenta
1 ramo de salsa
4 dentes de alho
2 cebolas médias
Sal e pimenta


Depois de devidamente arranjadas, temperam-se as perdizes com sal e pimenta. Fritam-se em azeite de todos os lados até ficarem loirinhas. Tiram-se mornas e cortam-se aos bocados. Ao azeite que ficou juntam-se as cebolas cortadas às rodelas, os dentes de alho esmagados ligeiramente, a folha de louro, a salsa, os grãos de pimenta e o cravo-da-Índia, logo que a cebola esteja mole mistura-se as perdizes, o caldo de carne e o vinagre. Cobre-se o tacho para cozerem. Quando prontas, colocam-se numa tigela de louça e de preferência servem-se passados dois dias.




A fartura faz bravura.


 


Pombos bravos

2 pombos
100g de toucinho
20g de banha
1 cebola média
1 colher de chá de farinha torrada
1,5dl de vinho branco
1 ramo de cheiros
Pão frito
Caldo de carne
Sal e pimenta


Frita-se o toucinho às tiras com os pombos inteiros, temperados com sal e pimenta, na banha. Deixam-se corar e tiram-se com os torresmos. Deitam-se na gordura o ramos de cheiros e a cebola às rodelas para alourar. Voltam a meter-se no tacho os pombos, o vinho e um pouco de caldo de carne. Tapa-se o tacho e estufam em lume brando. Voltando-os de vez em quando. Quando cozidos, retirem-se do tacho. Passa-se o molho pelo passe-vite e mistura-se com a farinha torrada. Volta ao lume para engrossar. Metem-se os pombos no molho. Servem-se com triângulos de pão frito.



VALENTE, Maria Odette Cortes – Cozinha de Portugal. Temas e Debates, 1997.