Carnes


Borrego assado à alentejana


2kg de perna de borrego
2 cebolas
75g de banha
6 dentes de alho
1 folha de louro
1 ramo de salsa
1 colher de café de colorau
6 grãos de pimenta
3 cravos-da-Índia
50g de manteiga
3dl de vinho branco
1kg de batatas assadas

Coloca-se o borrego numa caçarola de barro e tempera-se com os dentes de alho pisados com sal, as cebolas às rodelas, o colorau, o ramo de salsa, o louro, a pimenta e os cravos. Por cima dispõe-se as gorduras aos bocadinhos. Rega-se com o vinho branco e leva-se ao forno a assar. Se necessário deita-se um golinho de água. De vez em quando vira-se a perna e rega-se com o próprio molho. Serve-se com batatas assadas e salada de alface, temperada com sal, orégãos, vinagre, hortelã e coentros.







Quem se deita sem ceia toda a noite rabeia.






Borrego guisado com ervilhas (Cano)


1kg de borrego
1kg de ervilhas descascadas
2 cebolas grandes
100g de banha
1 colher de chá de colorau
Água
Sal e pimenta

Leva-se ao lume a banha com as cebolas picadas e o borrego cortado aos bocados. Tempera-se com sal e pimenta. Deixa-se refogar e  adiciona-se água pouco a pouco, para cozer. A meio da cozedura misturam-se as ervilhas e o colorau. Serve-se quando as ervilhas estiverem cozidas.











Borrego com molho de hortelã (Cano)

2kg de carne de borrego da mão ou da perna
200g de toucinho
1dl de vinho branco
5 dentes de alho
1 ramo de hortelã grande
35g de banha
Água
Sal e pimenta


Corta-se o toucinho às tiras e leva-se ao lume com a banha até ficar em torresmos. Retiram-se. Na gordura que ficou deita-se o borrego cortado aos bocados, sem ossos, temperado com os dentes de alho pisados com sal e pimenta. Assim que estiver louro deitam-se golinhos de água, tapa-se o tacho e deixa-se cozer. Quando a carne estiver quase pronta junta-se o vinho e pouco antes de servir mistura-se a hortelã. Apura e serve-se com batatas fritas aos palitos.








Barriga cheia, cara alegre.









Cabidela à alentejana
1 galinha
1 colher de sopa de vinagre
1 cebola
1 ramo de salsa
60g de banha
1 dente de alho
1 folha de louro
Água
Sal e pimenta

Aproveita-se o sangue da galinha, que se mistura com o vinagre. Faz-se um refogado com a banha, a cebola, o dente de alho picado, a salsa, o louro, o sal e a pimenta. Quando a cebola estiver mole, junta-se a galinha cortada aos bocados, deixando alourar de todos os lados. Adiciona-se água quente, a cobrir. Coze com o tacho bem tapado. Logo que esteja pronta, mistura-se o sangue, levanta fervura e serve-se imediatamente em prato coberto com arroz de manteiga.










Fígado (Cano)

As fressuras de um borrego
1 cebola grande
1dl de azeite
2 dentes de alho
20g de farinha torrada
1l de água
400g de batatas
Sal e pimenta
Óleo para fritar as batatas

Cortam-se as fressuras aos bocados. Faz-se um refogado com o azeite, as cebolas e os dentes de alho picados. Logo que a cebola esteja mole juntam-se as fressuras e deixam-se refogar. Tempera-se com sal e pimenta. Adiciona-se água para cozer em lume brando. À parte cortam-se as batatas aos palitos e fritam-se em óleo. Misturam-se ao preparado anterior. Desfaz-se a farinha num pouco de água e deita-se no tacho. Deixa-se apurar e serve-se.






Osso que acabes de comer não o tornes a roer.









Frango com tomate (Casa Branca)



1 frango
3 cebolas
6 tomates médios
150g de presunto
1dl de azeite
Sal e pimenta
2 pimentões-verdes
Pão torrado


Corta-se o frango aos bocados. Num tacho, colocam-se camadas sucessivas de cebola, tomate, presunto e frango, sendo a última de pimentões cortados às tiras. Rega-se com o azeite e tempera-se com sal e pimenta. Leva-se a lume brando, deixando cozinhar lentamente. Serve-se em prato coberto, sobre pão torrado com montinhos de puré de batata à volta.



VALENTE, Maria Odette Cortes – Cozinha de Portugal. Temas e Debates, 1997.